Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Depilação Definitiva

Depilação "Definitiva" é a forma mais comum de se referir ao tratamento de eliminação dos pêlos de forma gradativa e de resultado prolongado. É um termo errôneo, mas todos usam porque é mais fácil de entender sobre a expectativa dos resultados.

Enquanto estamos vivos, não podemos falar em "definitivo", já que existem diversos fatores que podem alterar o crescimento de novos folículos. O organismo tende a se regenerar sempre. Que bom !

Quanto às técnicas de depilação, além das famosas cêras, temos as lâminas, aparelhos elétricos, os cremes depilatórios e os diversos e modernos equipamentos de luz intensa pulsada e lasers. Exceto os 2 últimos, todas as formas de depilação são, na verdade, uma agressão à pele, causando uma inflamação interna e consequentemente o escurecimento da região depilada devido à migração da melanina para proteção (o que chamamos de hipercromia pós inflamatória). Casos de foliculite, tendem a piorar com técnicas de depilação agressiva. Depilação com luz intensa pulsada ou laser, melhora a foliculite porque os pêlos vão diminuindo, ou seja, cessa a causa. Esfoliar bastante a região durante o banho também ajuda liberar os pêlos evitando que encravem.


Depilação Laser x Depilação Luz Intensa Pulsada
  
Ambos têm o mesmo conceito, que é a terapia por luz. A cor escura (no caso, o pêlo escuro) absorve toda a energia da luz, que é bastante intensa e capaz de destruir a maioria dos folículos que estão na fase anágena. Outros pêlos ainda estão nascendo e não são tratados na mesma sessão. É necessário esperar o próximo ciclo de crescimento dos pêlos. Por isso são necessárias pelo menos 6 sessões (realizadas mensalmente).


Como é o tratamento de depilação prolongada

Os preços variam conforme a região a ser tratada. A sessão em geral é bem rápida e não há dor, apenas um calor na região onde é disparado a luz, que é totalmente suportável.
A pele não poderá estar bronzeada (para que a pele também não atraia a energia da luz e corra o risco de queimar - a situação ideal é existir o contraste da cor entre a pele e o pelo); Pêlos brancos não atraem a luz; Os pêlos devem ser raspados no dia da sessão; Durante os meses de tratamento não poderá ser utilizado nenhum método que arranque o pelo pela raiz (pinça, ceras etc);

No dia da sessão, não acontece nada com os pêlos (eles foram raspados antes). A partir do 10º dia da sessão, nota-se muitas falhas no crescimento dos pêlos, inclusive alguns caem com o simples passar de uma toalha. A maioria dos pêlos somem na 1ª sessão, apesar da necessidade de pelo menos 5 sessões (em algumas regiões do corpo - barba, virilha, recomendamos pelo menos 8 sessões).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário